Saudações Companheiros!

A luta deles é para segregar, a nossa luta é para unificar. Nossa luta não é a luta do contrapoder: é a luta do antipoder. John Holloway

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dia memorável! A reitoria da UVA foi ocupada!



Foi uma manhã de sexta-feira para ficar registrado na história desta universidade. Em momento único e sublime, o prédio da reitoria da universidade foi ocupada pelos inúmeros estudantes presentes no momento. Em conjunto com o DCE e C.A´s presentes, o movimento estudantil da UVA mostrou seu amadurecimento, sua força e sua ousadia.
Concentrados em primeiro momento no térreo do predio da reitoria, protestos começaram a tomar forças, cartazes erguidos e gritos reinvindicatórios ecoavam os ares do campus betânia, atormentando os insatisfeitos reacionários. Porém, no calor do momento, eis que os estudantes conseguem subir para o andar superior na emimente truculência com os seguranças, ocupando assim o predio. Juntos e unidos, estudantes protestam e se concentram, impedindo assim a passagem num verdadeiro cordão humano. A reunião prevista foi então cancelada, más um parcial diálogo com o SINDIUVA mostrou que a resolução não foi aprovada segundo o CONSUNI, e as propostas do SINDIUVA e DCE serão analisadas democraticamente.
Os inúmeros problemas encontrados na universidade viraram um estopim para a ocupação. Porém o real problema da falta de professores foi a temática da vez. A situação mostrava-se na arrogância do reitor de aprovar uma proposta ridícula e vergonhosa, contemplando inúmeras disciplinas para cada professor, cruzando assim os braços para emergentes contratações de professores efetivos, que na qual iria favorecer o atual falho rendimento acadêmico. Nossa situação é calamitosa, pesquisa e extensão estão praticamente extintos nesta universidade, bolsas de estudos é para poucos, são escolhidos a dedo e ainda recebem um trocado para sobreviver numa cidade que se diz universitária, más que nem restaurante ou residencia universitária tem.
Mais uma vez estamos gritando por melhorias na nossa universidade, e enquanto a desejada mudança não vier estaremos lutando pelos nossos direitos. Más sobre o processo que se estendeu esta ocupação, observa-se que este desejo não vem de hoje, são inúmeros fatores que alimentaram este “fim”. A tempos somos enganados por uma reitoria conhecida pelas suas falácias, discursos bonitos ilusórios na qual tornam os mais desavisados cegos e desorientados nesta crítica situação.
Sempre se repete o discurso sobre as melhorias na nossa universidade, más que melhorias são estas? Para quem ela atende? Para que? A todos os momentos os estudantes não são ouvidos, apesar da UVA ser uma instituição pública a tornam como uma verdadeira privada, sacasticamente exalto os dois sentidos. Podemos refletir que o quanto é gastado nesta universidade já deveria ser destinado a construção dos sonhados R.U´s, simbolo do real descaso de uma educação superior fantasiosa.
Nossa luta não vai e nem deve parar, caro estudantes não se acovarde, entre nessa luta, soe pela sua universidade, não se entimide, mantenha os pés no chão, não tenha medo de cara ruim e muito menos de tempos ruins, só consegue algo aquele que luta, nossa união é o que nos faz crescer!










Eduardo Marques
Diretório Central dos Estudantes- DCE-UEVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário