Saudações Companheiros!

A luta deles é para segregar, a nossa luta é para unificar. Nossa luta não é a luta do contrapoder: é a luta do antipoder. John Holloway

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MANIFESTAÇÃO NA SEGUNDA: MEMORÁVEL...

EM LUTO PELAS VÍTIMAS DO ACIDENTE DE ACARAÚ E EM LUTA Á FALTA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE!

Quando nos importamos com as pessoas e a elas prestamos uma homenagem, mesmo sem conhecê-las estamos fazendo um gesto solidário e fraternal, e nada mais do que ético é prestar considerações a quem está indiretamente perto em cursos diferentes, a quem está lutando no mesmo campo de batalha, a quem tem o mesmo ideal de ser um vencedor na vida, a quem de certa forma sofre com os mesmo problemas que infelizmente a universidade dispõem que é a falta de assistência estudantil, problema este que a grande maioria passa e que afeta o rendimento do acadêmico, vergonha esta que passamos sem ao menos ter restaurante nem residência universitária, aliás sem ter uma SEDE PRÓPRIA.
 E foi neste gesto de reconhecimento e luta que mobilizamos uma massa de estudantes na segunda-feira, pela manhã e pela noite, ao som de Love In The Afternoon do Legião Urbana, na qual seguimos em caminhada pelas ruas de Sobral. Pela manhã o movimento foi menos intenso só que mais desafiador, era impressionante ver os estudantes desafiando o sol escaldante sobralense, o transito nervoso, o cansaço inimigo. A motivação era a mola propulsora, éramos poucos, más somos ousados. Neste quesito torna-se memorável, saímos em caminhada praticamente ás 9 e meia, passando pela avenida da universidade, pelo arco, chegando no centro caótico da cidade na qual as motos que nos foram de grande ajuda tiveram grandes dificuldades em organizar o movimento. Congestionamos o transito da cidade e chamamos atenção não pela quantidade de pessoas más sim pela nossa mensagem, pelos nossos protestos. Chegamos no ponto final na praça de Cuba, na qual foi feito um ato simbólico em homenagem ás vítimas do acidente do ônibus de Acaraú. Foi feita uma grande corrente, os estudantes deram as mãos e foi proferido um minuto de silêncio em forma de respeito e luto, mesmo no barulho urbano, mesmo num sol escaldante. Mais tarde, a noite, este ato se repetiria, porém com um número maior de estudantes. Foi aglutinado uma massa considerável que saiu até o arco e lá foram feitas algumas palavras de protestos e solidariedade ás vítimas, mensagens memoráveis.
Nós, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEVA) agradecemos a participação e incentivo de todos aqueles que aderiram o movimento, foi lindo ver e participar deste momento, sinceramente ficará na história do movimento estudantil dessa universidade, e isso só reforça a ideia que não estamos mortos nem omissos, que iremos continuar lutando até que os nossos direitos sejam atendidos, a universidade é nossa e vamos lutar por ela. Não devemos parar, vamos continuar protestando e gritando contra esse governo opressor, inimigo da educação, inimigo dos estudantes, vamos mostrar que temos voz e que juntos fazemos a diferença. 

Eduardo Marques
Diretório Central dos Estudantes DCE-UEVA

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A ordem é continuar, o movimento não deve parar: reivindicações, marchas e diversas outras formas de manifesto devem ser feitas. Ainda existem muitas pessoas que não se acomodaram, já que ainda não temos o poder de melhorar a educação do país, e ainda não saímos às ruas para protestar sobre as bizarrices que vem acontecendo no nosso governo, vamos nos unir, afinal, temos o poder para lutar pela qualidade da nossa universidade, como foi muito bem colocado no texto: "a universidade é nossa e vamos lutar por ela". A nossa manifestação é muito mais do que um ato de solidariedade, é para ajudar várias pessoas, salvar vidas. O risco de vida seria bem menor se tivéssemos uma Residência Universitária ou transportes de qualidade... É como diz a famosa frase de Chico Xavier: "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo final."

    ResponderExcluir