Saudações Companheiros!

A luta deles é para segregar, a nossa luta é para unificar. Nossa luta não é a luta do contrapoder: é a luta do antipoder. John Holloway

sábado, 16 de abril de 2011

SOCIEDADE FRAGMENTADA, ESPAÇO SOCIAL FRAGMENTADO: breve discussão

Herculano Candido de Sousa Neto



A sociedade está fragmentada. Essa afirmação encontra guarita nos diversos segmentos da sociedade, exceto, a “classe gestora” que, ao que parece não demonstra sensibilidade diante do “caos” que (des) envolve a sociedade e afeta, sobretudo, os mais pobres que ao longo do processo de construção da sociedade brasileira foram marginalizados devido à “natureza” do modo de produção capitalista “cultivado”, expropriou abusivamente grande parte da população ausentando esta da pauta de intenção do Estado.
A classe pobre brasileira encontra-se neste início de século XXI, portanto, desprovida de recursos suficientes para suprir suas necessidades imediatas como: alimentação, educação, saúde e lazer tendo como alternativa, o contemplamento com as políticas “paternalistas” adotadas pelo Estado. As condições objetivas de trabalhos quando existentes são geralmente precáreas e, insuficientes, para etender uma demanda cada vez mais crescente da população citadina o que contribui para o acúmulo da marginalidade urbana. As populações das cidades (grandes, médias e pequenas) por sua vez, buscam alternativas para sobrevivência no circuito inferior da economia . A marginalização crescente dos jovens conduz estes (os mais pobres) ao encontro da criminalidade sendo geralmente coagidos pela ação violenta imposta pelo narcotráfico, e, a prostituição infantojuvenil, fato que revela o desamparo e o estado mais decadente que o ser humano é submetido quando vítimado por uma sociedade que se inspira na expropriação como norma de convivência.
Nas periferias pobres das cidades, os jovens geralmente são lançados nas condições de busca pela sobrevivencia. São condições impróprias, pois a busca pelo pão substitui a busca pelo saber e o ESTADO, alega não dispor de recursos suficientes para investir em setores estratégicos já supramencionados, os quais não sendo priorizados, testificam da intenção do Estado despota de sustentar as pessoas em uma condição de vida perpetuamente subalterna.

Um comentário:

  1. esclarecedor e bastante critico ao falar de uma temática polemica e ao mesmo tempo complexa que á a fragmentação da sociedade....

    ResponderExcluir